Acesso a revistas científicas pela sua instituição

Um dos assuntos mais discutidos no meio acadêmico nacional e internacional é a questão sobre o acesso livre a publicações científicas. Alguns cientistas afirmam que as pesquisas devem ser relatadas publicamente de forma livre (i.e. sem necessidade de pagamento e, às vezes, com acesso a todos os dados usados na mesma), desde que elas tenham sido financiadas, mesmo que parcialmente, por dinheiro público – que é o caso da maior parte das pesquisas realizadas no mundo. Por outro lado, algumas revistas que exigem pagamento de taxas para acesso (também conhecidas por pay-wall) a suas publicações afirmam que esse dinheiro é necessário para manter a qualidade da revista e providenciar serviços extras.

Para poder acomodar a intenção de liberdade de alguns autores, uma revista pode disponibilizar uma forma de publicação com acesso livre para o público, mas neste caso é necessário que o próprio grupo de pesquisa pague a taxa de publicação nesse formato, que não é muito barata. Se eu não me engano, na revista Nature, essa taxa é de alguns milhares de dólares. Caso não estejam dispostos a pagar, o cientista pode optar por publicar em uma revista de acesso livre que não cobra taxas (ou que possua taxas menores), mas muitas vezes elas possuem menos impacto do que grandes revistas. Ermm, eu acho que acabei de chegar num ponto bastante polêmico, que é esta palavra: impacto. Existe também um debate caloroso em torno desse assunto, mas acho melhor deixá-lo para outro post no futuro com a fim de ser mais objetivo.

A real finalidade desse texto é mostrar para estudantes e aspirantes a cientistas brasileiros como ter acesso a publicações protegidas por pay-wall, sem a necessidade de realizar pagamentos. O que acontece é que as instituições de ensino superior brasileiras, muitas vezes, já pagam assinaturas de várias revistas científicas, liberando acesso para as pessoas que trabalham ou estudam nas mesmas. Com isso, basta que você acesse a revista usando a internet dentro do campus, pois o IP da instituição servirá como credencial para acessar o conteúdo. Essa é a maneira mais conhecida entre os estudantes, mas às vezes pode ser impraticável.

Outra opção também disponível para brasileiros é o uso do portal .periodicos., mantido pelo CAPES. Existem duas formas de usar o portal, o de conteúdo gratuito e o de conteúdo assinado. Este último pode ser acessado através de login pelo CAFe, a Comunidade Acadêmica Federada, da qual a muitas universidades públicas brasileiras são afiliadas. O conteúdo assinado dá acesso a publicações de várias revistas pagas, como Nature, The Astrophysical Journal e e Physical Review Letters, apenas para citar alguns nomes na minha área.

Okay, muita gente reclama desse acesso pelo portal .periodicos., que ele é burocrático e muito complicado de usar. Inclusive, não foi nada fácil encontrar o link para o login pelo CAFe, pois ele não fica em destaque nas páginas do .periodicos. Eu sabia que tinha um jeito de conseguir acesso institucional, então fui procurar no Google. E acabei encontrando o seguinte link:

http://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_plogin&view=ploginfederacao

Nesse link, você escolhe a instituição da qual faz parte, e faz o login, cujas credenciais devem ser fornecidas pela mesma. Feito o login, você vai cair na página de buscas, onde pode-se procurar o artigo de interesse pelo seu próprio título no campo “Assunto”. Então, o portal apresenta uma página com os resultados da busca e, se a revista estiver coberta pela assinatura do CAFe, você tem acesso ao conteúdo integral do artigo e muitas vezes de toda a revista. Por exemplo, ao buscar um artigo da Nature e abri-lo pelo .periodicos., você pode abrir qualquer outro artigo, desde que esteja navegando pela página aberta através do portal (que fica marcada por um cabeçalho). Às vezes, pode acontecer de um artigo muito recente ainda não estar listado nas buscas do .periodicos., mas basta que você abra qualquer outro artigo na revista para ter acesso ao conteúdo desejado.

Usando o portal .periodicos. com login pelo CAFe permite que você tenha acesso a várias revistas pagas sem a necessidade de estar em campus, o que é uma mão na roda para qualquer estudante, ainda mais em época de férias, quando geralmente estamos longe da instituição. Portanto, salve o link nos seus favoritos e faça bom uso dele.

Advertisements
Acesso a revistas científicas pela sua instituição

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s